Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.
Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.
Envie suas dúvidas e perguntas para:paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fístula anal: prótese ou laser?


Cirurgias proctologicas:
Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Dúvidas: 
e.mai. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135
Central: 986663281



Clinicas:
Lapa: 
Mônica: 11- 36728943 / 986663281.
Mônica
Vila N. Conceição: 
Fatima: 11 – 38467973 / 78317380 



Foto: Clinica de proctologia a laser.




- Tema:
Prótese para o tratamento da fístula perianal.

- Objetivo:
Analisar o relato de caso, descritos por pacientes que foram tratados da fístula anal pela colocação de prótese.

Fístula anal:
O que é?
A fistula começa pela infecção, causada geralmente por bactérias das fezes, de uma glândula dentro do reto com posterior formação de um abscesso que drenará Na Pele da nádega. Após a drenagem ficará um trajeto e dois orifios que no conjunto seram chamados de fístula perianal.

Figuras: Mecanismo de formação do abscesso e fístula.




Abscesso

Fistulas: 2  orifícios e1 trajeto.


Relato do Caso:
Aproximadamente há 12 meses fui diagnosticado com fístula perianal. O medico optou por passar uma pequena protese Na fistula. No momento continua drenando secreção de cor amarelada no local, tenho dor as evacuações e a ponta da protese me machuca a pele. A orientação tem sido fazer o curative local e esperar a cicatrização da fistula.

Tratamento descrito:
 Foi colocada uma protese no canal ou trajeto da fistula, com os objectivos de cicatrizar este trajeto e de evitar possivel lesão do músculo esfíncter anal, durante a cirurgia convencional. A protese geralmente é introduzida pelo orificio interno e sairá guiada no orificio externo. O orificio interno sera excluido por ligadura. Será solicitado aos paciente que esperem até um ano para o seu fechamento.

Foto: Protese.




Conduta:
Eu acompanhei e operei vários casos que foram tratados com a protese, e chegaram na minha clinica atras de uma solução definitive, pois estavam profundamento incomodados com a permanencia ou manutencao dos sintomas, que permaneciam após a colocação da protese.  Eu realizei a retirada da protese e da fistula com o laser sob anestesia local e sedação. Os pacientes tiveram alta a seguir e receberam um guia com todas as orientacoes pós-operatória. Ao exame local, a protese estava instavel, com mobilidade dentro do trajeto fistuloso e com drenagem de secrecao pelos dois orificios da fistula.

Foto: Delicadamente retirei a prótese, que estava com infecção e  a pele apresentava irritação e ferimentos pelo contato com a ponta da prótese e a seguir identifiquei o trajeto da fístula com um guia metálico.

Guia metálico: Auxiliar do laser 

Foto: Identifiquei a fístula na sua totalidade.
Guia: Identificação de toda a fístula

Foto: Retirei com o laser.



Foto: Os pacientes recebem um guia com todos os cuidados comportamentais e nutricionais para o pós-operatorio.




Conclusão:
Pode ser que no future surjam proteses ou fios guia que apresentem resultados promissores e satisfatórios no tratamento das fistulas anais. Essa doença é uma infecção, e a cirurgia para o seu tratamento é classificada como contaminada, porque tem contato com as fezes. Esses principios da cirurgia, são aplicados também para as cirurgias proctologicas o que me fez desistir do uso das próteses como forma de tratamento para as fistulas anais. Outro fator que não concordo, é com o tempo de espera para ocorrer a cicatrização, de até 1 ano. Eu faço a retirada com o laser sob anestesia local e sedação. É um procedimento de no máximo 30', que resolve em definitivo o problema da fístula.


Clínica: Equipada para os procedimentos proctologicos.







quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Disfunção erétil homem, tratamento.


Disfunção sexual nos homens
Contato:  
Mônica: 011- 36728943 / 986663281 




Medos e inseguranças:
Pesquisa: Nos homens, um dos problemas sexuais mais importantes é a impotência, também conhecida como disfunção erétil. Segunda uma pesquisa da USP, o medo de falhar na hora da relação, tem afetado muito os homens brasileiros e concluiu que:
-      Apresentaram algum grau de disfunção erétil: 45%.
-      Ejacularam em menos de dois minutos: 25%
-      Enfrentaram algum tipo de problema sexual em alguma época de suas vidas: 50% a 60%.


                Super homem: Existe somente na ficção.


Foto: Tenha calma, ele tem credito com você.


Primeira parte:
Relacionamento: Homem x mulher.
Para uma melhor compreensão dos homens, sobre as manifestações que ocorrem com a sua parceira durante a relação sexual.

Foto: A sensibilidade do corpo da mulher, precisara de um contato mas delicado pelos homens durante a relação.




Foto: Relacionamentos virtuais.
Este geralmente é o dialogo dos casais no mundo moderno, aqui entre nós, castra qualquer forma de erotismo, que já é uma das primeiras coisas que deixa de existir nos relacionamentos e que os homens adoram para o estimulo visual da ereção. Dizia um amigo meu, que a sua mulher estava tão afixada no mensager, que ele precisou disparar um para o celular dela, que estava na sua frente, perguntando se podia fazer o pedido no restaurante. O mundo virtual praticamente se tornou real em nossas vidas, mas não poderá substituir a atenção, o dialogo que os casais precisam, principalmente nos seus momentos de privacidade, fique atento!




Importante: Homens, memorizem esta informação.
Há uma diferença de tempo entre o período de excitação dos homens e das mulheres. Para eles são necessários apenas 20 a 30 centímetros cúbicos de sangue para encher seus órgãos genitais e manter uma ereçãosatisfatória. As mulheres no entanto, necessitam do triplo, pelo menos, para garantir uma excitação constante e uma lubrificação adequada. Esse tempo varia muito e oscila entre as mulheres, mas geralmente nunca será menor do que 15 a 20 minutos.
Comentário: O desconhecimento deste informação pelos homens é muito referido pelas mulheres como a principal causa do desprazer que sentem na relação, mas precisamente na penetração,  já que não estão suficientemente lubrificadas o que acaba contribuindo para a dificuldade de ter um orgasmo. 

Foto: Sedução. Olhares fulminantes e a estética corporal.



Pênis:
É um órgão cilindro, composto, em sua maior parte, por tecidos que podem enrijecer-se quando se enchem de sangue. Esses tecidos estão imediatamente abaixo da pele e separados do conduto urinário. Quando distendido, o pênis do brasileiro tem em media de 12 a 16 cm de comprimento e  8 a 11cm de circunferência e serve como órgão de cópula do sistema genital masculino. O pênis e a bolça escrotal constituem os órgãos genitais externos do homem. Sob a influência da excitação sexual, o pênis se torna ingurgitado com sangue. Esse ingurgitamento resulta do enchimento por sangue de dois ductos chamados de corpos cavernosos e um terceiro, o corpo esponjoso que é ventral aos outros dois e envolve a uretra que juntos formam o corpo do pênis. O pênis está flácido quando esse tecido semelhante a uma esponja, não estiver cheio de sangue. A ereção comumente se verifica quando um homem é excitado sexualmente, o que determinará a entrada e retenção do sangue nos corpos cavernosos e esponjoso, que estavam secos, vazios e com as suas paredes praticamente colabadas com consequente ingurgitamento havendo uma expansão tanto longitudinal, como na largura e ereção, que será mais eficiente e duradoura quanto maior for o fluxo de entrada e menor o fluxo de sangue nos corpos cavernosos do pênis. Esta será mantida, pelo tempo que o sangue arterial ficar retido no interior dos corpos cavernoso.
Quando ocorre alguma alteração no volume de sangue que chega ( Arterial ) ou na quantidade de sangue que sai ( Venoso ), o sangue que escapa pelas veias penianas para as grandes veias do abdômen, caracteriza a chamada fuga venosa ou escape o que poderá determinar uma flacidez ou até mesmo uma falta de ereção.

Comentário: Você já poderá chegar a conclusão de que todos os fatores que diminuam o fluxo de sangue para a região pélvica, períneo e pênis, contribuirá para a diminuição ou mesmo falta de ereção e já adianto o cigarro e o estresse da vida urbana e das agressões emocionais e adianto um antidoto crasso, o exercício físico.

Figura de anatomia: Artérias penianas e corpos cavernoso e esponjoso, que se enchem de sangue para a ereção. Veja nas figuras abaixo.



Ilustração: Extremidade arterial ( vermelha ) por onde entrará o sangue nos corpos cavernosos para a ereção e a outra em azul, por onde sairá o sangue do pênis. A ereção resulta do balanço entre os volumes de sangue que entrada e sai do pênis. 


Ilustração: Pênis murcho, sem sangue arterial.



Ilustração: Flácido, pequena entrada de sangue arterial, representado pela pequena área vermelha.


Ilustração: Pênis ereto pela entrada de sangue arterial nos corpos cavernosos, com volume suficiente para uma ereção eficiente.



Sexualidade humana:
Masters e Johnson publicaram em 1966 no livro, A conduta sexual humana, as fases distintas das  reações fisiológicas aos estímulos sexuais, que foram:

Primeira fase: Excitação sexual
Essa fase desenvolve-se a partir de qualquer fonte de estimulo físico ou psíquico. Os estímulos que provocam a excitação variam em cada pessoa. Poderão ser táteis, visuais, olfativos, lembranças de momentos vividos ou um mesmo impulsionada pensamentos. Se o estímulo for adequado à necessidade individual, a intensidade da resposta aumentará rapidamente. Se o estimulo for dependente de objeções físicas ou psicológicas ou mesmo interrompido, mesmo assim a fase de excitação poderá prolongar-se mas correrá o risco de ser interrompida, é a famosa quebra de clima, movida por palavras, atitudes inapropriadas ou fora de hora.

Fotos: Estímulo visual do homem e da mulher. 





Passos da fase de excitação:

1- A visão da pessoa desejada desencadeia estímulos eróticos.
2- Estímulos olfativos: perfumes, odores característicos.
3- Beijos e palavras carinhosas.
4- A pele da orelha e a audição de palavras carinhosas.
5- Exploração e caricias nas zonas sexuais secundarias: Períneo, perianal, seios, náfegas, orelhas, face interna das coxas, pés.
6- Sentido tátil: Levará uma grande quantidade de estímulos ao cérebro. as massagens entre os parceiros é uma boa forma de preparo.
7- Centros cerebrais superiores e inferiores, organizam o sentido e o significado dos estímulos.
8- Órgãos sexuais primários: Aparelho genital feminino e masculino se organizam para manter uma boa lubrificação e uma ereção satisfatória. 

Comentário:Entenda que os estímulos nesta fase são importantíssimos porque estimulam a liberação de sustâncias que tem ação em diferentes órgãos e sistemas, como o relaxamento dos músculos perineais e penianos que associado a vasodilatação aumentam a entrada de sangue na pelves da mulher e no tecido esponjoso peniano gerando uma ereção que todo homem sonha na hora da relação, colocando a sua auto estima no mais alto dos patamares. Os homens excitam-se principalmente com estímulos visuais e a mulher, com estímulos táteis. Além desta diferença, a mulher se excita em geral mais lentamente do que os homens, principalmente por apresentar os seus pontos erógenos internos que precisam de manipulação delicada pelo homem para que haja um aumento do fluxo sanguíneo para as regiões pelviperineais o que determinará um maior ingurgitamento e excitabilidade clitoriana, uma eficiente produção de secreção pelas glândulas de Bartholin,  para lubrificar a mucosa do canal vaginal. As mamas aumentam cerca de 25%, juntamente com a ereção dos mamilos e dilatação das aréolas.  Os grandes lábios vaginais se afastam do orifício vaginal e os pequenos aumentam de tamanho. infelizmente os passos desta etapa são esquecidos por muitos casais e homens  que movidos pela sua praticidade e necessidade de ejaculação imediata pulam essa manipulação que faria parte das preliminares, tão importante para a relação sexual do casal.


Fotos: Seja criativa ou criativo fazendo estímulos eroticas no  parceiro. Nunca deixe de praticar o erotismo saudável, as brincadeiras eroticas, só fazem bem ao seu parceiro, será um grande estimulo para uma ereção poderosa e competente do principio ao fim da relação. 





Segunda fase: Platô
Esta fase é caracterizada por um grau de excitação máxima, você esta na pegada forte emocional e organicamente. É uma fase adrenérgica, pela liberação da adrenalina que é a responsável direta pelas reações sistêmicas e sintomas que ocorrem por todo o corpo, a pele do rosto fica avermelhada, o coração da aquela acelerada, a respiração mais rápida e superficial, a pressão arterial tende a subir e a ereção a mil.
Repercussões desta fase:
-     Mulheres: É importante que essa fase se prolongue, permitindo que osangue irrigue adequadamente toda a cavidade pélvica e perineal  proporcionando um orgasmo satisfatório.

-     Homens: Os corpos cavernosos e o corpo esponjoso estão cheios de sangue, fazendo com que a ereção seja total, e os testículos dobram de tamanho.


Tempo desta fase:
A duração desta fase dependerá da combinação entre a eficácia dos estímulos utilizados e da necessidade pessoal de cada um  para chegar à excitação máxima. Se os estímulos forem inadequados ou suprimidos, não haverá orgasmo e da fase de platô passa-se direto, mas vagarosamente, para a fase final de resolução. O homem, muitas vezes estando bastante excitado, supõe que sua parceira também esteja, e acaba na terceira fase, o orgasmo muito antes da mulher, frustrando muitas vezes a parceira. O final da fase de platô para as mulheres produzem-se contrações uterinas e retração do clitóris e da glande. Chega-se então ao orgasmo.


Foto: Excitação máxima.




Terceira fase: Orgasmo
É uma fase que dura menos que as anteriores, mas de altíssimo nível de prazer. As sensações observadas são de intenso alivio, após fase de adrenalina máxima.
Mulheres: Os músculos perineais contraem-se de forma rítmica. Essas contrações são geralmente muito fortes e poderão ocorrer a cada 12 segundos ou a cada 1 ou 2 minutos e serem seguidas pela ejaculação de um muco localizado no fundo da vagina.
Homens: Iniciam-se as contrações do pênis e dos órgãos que conduzem o liquido ejaculatório até o meato ou orifício uretral para o meio externo.
Comentário: Segundo estudiosos, o orgasmo masculino poderá durar até 20 segundos, mas com a ajuda de exercícios musculares específicos, esse tempo aumentará. Assim como dará ao homem a possibilidade de ter orgasmos múltiplos. Geralmente o orgasmo masculino ocorre simultaneamente à ejaculação, embora possa existir independentemente dele.

Quarta fase: Resolução
O homem e a mulher, a partir do ponto culminante do orgasmo, caminham para a fase de resolução do ciclo sexual. A sensação é de plenitude e bem-estar.

- Mulheres: A mulher pode entrar nesta fase após um único orgasmo ou após vários consecutivos. E também pode retornar a uma nova experiência orgástica a qualquer momento, desde que submetida a novos estímulos.

-     Homens: Geralmente há um período refratário que varia de duração. Sua capacidade fisiológica para responder à novos estímulos é muito mais vagarosa do que a da mulher. A não ser que ele aprenda a ter orgasmo sem ejacular, e assim, consiga vários orgasmos consecutivos.

Foto: Relaxamento, pouco responsivo a novos estímulos.




Mudanças físicas observadas durante as fases da relação sexual:

Nos Homens:
- Fase do desejo:
Nenhuma mudança física especifica.

-     Fase da excitação:
Inicio da ereção;
A bolça escrotal intumesce com desaparecimento das suas pregas;
Os mamilos podem tornar-se eretos;
Os batimentos cardíacos aceleram;
Aumento da pressão arterial.

- Fase de Platô:
Aumento da tensão neuromuscular;
Aumenta a rigidez da ereção;
A glande aumenta um pouco;
Os testículos ficam maiores;
Poderá surgir o fluido pré-ejaculatório;
Face avermelhada;
Batimentos cardíacos aumentam mais;
Diminuição: Visão e olfato.

- Fase do orgasmo:
Inicio das fortes e rítmicas contrações involuntárias da próstata, das vesículas seminais, do reto e do pênis;
A ejaculação ocorre logo depois do inicio das contrações fortes;
Os testículos são puxados firmemente contra o corpo;
A vermelhidão atinge o seu pico máximo.

Fase de resolução:
Relaxamento total.


- Nas mulheres:

Fase de excitação:
Inicio da lubrificação vaginal;
O clitóris fica maior;
Os mamilos ficam eretos;
Aumento dos lábios vaginais;
Aumento dos seis.
Fase de resolução:
Relaxamento total.



Segunda parte:
Distúrbios sexuais nos Homens

- Disfunção erétil:
Nos homens, um dos problemas sexuais mais importantes é a impotência, também conhecida como disfunção erétil que é conceituada como a incapacidade de iniciar e de manter uma ereção em, pelo menos, 50% das tentativas durante a relação sexual. Essa disfunção incapacita o homem a obter ou manter ereções suficientemente rígidas para a penetração vaginal, impedindo a satisfação sexual. A impotência tem sido o termo tradicionalmente usado para definir a incapacidade de obter e manter ereção satisfatória para levar a cabo o ato sexual. Disfunção erétil é o termo médico atualmente mais aceito para definir tal situação. Tem grande importância reconhecer que a disfunção erétil poderá esta presente mesmo quando o desejo e o orgasmo ( ejaculação ) estejam presentes.

FotoImpotência afeta diretamente a auto-estima do homem.




- Etapas para produzir e manter a ereção:
Três etapas importantes são descritas como necessárias para produzir e sustentar uma ereção:
Primeira: É  excitação sexual, que vem dos sentidos e dos pensamentos.
Segunda: É  a resposta do sistema nervoso, na qual o cérebro comunica a excitação sexual aos nervos do corpo, incluindo os nervos no pênis.
Terceiro:  Será uma ação relaxante dos vasos sanguíneos que suprem o pênis, permitindo que mais sangue flua para dentro dos corpos cavernosos que produzem a ereção.

Comentário: Se algum coisa afeta qualquer um desses fatores ou o delicado equilíbrio entre eles,  poderá resultar em impotência.

Impotência  x desejo:
A impotência é uma incapacidade persistente de obter uma ereção ou de mantê-la por um tempo suficiente para as relações sexuais. O desejo sexual diminuído ou até a perda do desejo sexual não é o mesmo que impotência. A impotência refere-se à incapacidade de usar o pênis para a atividade sexual mesmo na presença de desejo e oportunidade.

Comentário: Dê um Credito ao seu amigão.
Um episodio ocasional de impotência poderá acontecer com a maioria dos homens, o que é perfeitamente compreensível e normal. Na maioria dos casos, não é nada com que se deva preocupar. À proporção que os homens envelhecem, também será normal que eles vivenciem mudanças na função erétil. As ereções podem levar mais tempo para desenvolver-se, podem não ser tão rígidas ou podem exigir mais estimulação direta para serem atingidas. Os homens também podem observar que os orgasmos são menos intensos, o volume ejaculado é reduzido e o tempo de recuperação aumenta entre as ereções. Todavia quando a impotência se torna um problema persistente, ela pode danificar a autoimagem de um homem, bem como a sua vida sexual. Ela também poderá ser um sinal de um problema físico ou emocional que requer tratamento. Você poderá ver a impotência como um problema pessoal ou embaraçoso, mas é importante procurar tratamento, sobretudo se uma causa física poder ser culpada.


Ilustração: Mantenha a calma é só um episódio e não a regra.


- Quais os fatores de risco para a impotência:
Uma ampla variedade de fatores de risco físicos e emocionais podem contribuir para a impotência. Eles incluem:

Obesidade: A obesidade é um fator de risco para a disfunção sexual, e o risco aumenta com o aumento do IMC ( Índice de massa corpórea) que é um índice que classifica a obesidade. A obesidade estava presente em 79% das pessoas com disfunção erétil que procuraram tratamento. Alterações psicológicas e de auto-estima presentes em pacientes com disfunção erétil, acompanham os pacientes obesos na grande maioria dos casos e que podem ser devido à avaliação global da auto-estima e depressão, que podem ser devido à avalição global da auto-imagem e, mais especificamente, dos genitais, como no caso do tamanho do pênis no chamado “pênis oculto “ou “pênis embutido.
Comentário: A gordura abdominal funciona como um órgão produtor de substancia inflamatórias para as artérias do corpo, como as penianas, chamadas ocitocinas e esta presente na maioria dos pacientes que apresentam doenças cardiovasculares responsáveis 29,4% das doenças fatais segundo dados do ministério da saúde. A obesidade é um fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares presente em muitos pacientes com disfunção erétil, que poderá ser considerada um sintoma de doença coronariana. 

Foto: Gordura perigosa para a obstrução das artérias ( abaixo) e instalação da impotência.




Psicológicas:
Fatores determinantes do mundo urbano, são vivenciados diariamente pelos homens e passam a interagir de forma negativa para o lado da vida sexual. É impressionante como uma vez superado estes problemas, os homens recuperam o seu desempenho sexual. Para muitos casos a ajuda de um psicólogo será de grande importância, como uma forma de tratamento integrado para a disfunção erétil.
Você terá maior risco se não superar as causas abaixo descritas:
Desavenças matrimoniais
Dificuldades econômicas
Perdas
Culpas
Estresse
Depressão e ansiedade
Incerteza sobre a identidade sexual
Distorção da própria imagem
Se acha feio e pouco atraente
Vícios incontroláveis: Drogas

Foto: Dificuldades para administrar as diferenças.




Ilustração: Estresse do mundo moderno que libera adrenalina que fecha os vasos sangüíneos.


FotoDistorção da imagem.




Envelhecimento e hipertensão arterial:
A impotência tem uma incidência maior com o avançar da idade, não pelo processo de envelhecimento em si, muito pelo contrario, se estima que 70% dos idosos sejam sexualmente ativos, mas pela maior incidência de doenças relacionadas com a impotência, como a hipertensão arterial, perdas, instabilidade afetiva, isolamento social e cirurgias pélvicas.

Foto: Envelhecimento saudável.




Foto: Meça a sua pressão regularmente, por se tratar de uma doença silenciosa, o primeiro sintoma poderá ser um derrame ou até mesmo um enfarto.

Ilustração: Mantenha a sua pressão neste nível.









Foto: Uso de muitos medicamentos que podem causar impotência.







Uso de drogas: O uso de drogas, como a maconha, Crack, cocaína, reduzem em muito o fluxo de sangue para o pênis, podendo levar a uma impotência.


Ilustração: Maconha.





Doenças e distúrbios físicos: Aqui estão as doenças pulmonares, fígado, dos rins, coração, nervos, das artérias ou das veias, fadiga física e emocional.

Doenças neurológicas: Alzheimer e Parkinson.

Endócrinas: Diabetes
 É a causa orgânica mais frequente de impotência. Estima-se que cerca de 30% dos diabéticos apresentavam disfunções eréteis, o que representa uma prevalência três vezes maior que o não diabético. O processo da ereção depende da entrada de sangue nos corpos cavernosos do pênis, e o sinal inicial para os vasos dilatarem será dado pelos nervos. No diabético estes gatilhos iniciais estão comprometidos:
-     Vasos enrijecidos:  No diabético ocorre um desbalçando das frações das gorduras no sangue, o que se chama em medicina de dislipidemia que será a causa aterosclerose ou endurecimento das artérias, com diminuição da entrada de sangue no pênis.
-   Neuropatia:Destruição dos nervos que determinam a dilatação dos vasos e entrada de sangue nos corpos cavernosos peniano.
  
Aterosclerose: Diminuição do calibre das artérias penianas com diminuição do fluxo de sangue para o pênis o que causará a impotência.

Ilustração: Estreitamento, vejam a dificuldade de passagem dos glóbulos que acabam se juntando e formando um trombo no estreitamento.






Ilustração: Placas de gordura em diferentes estágios, com formação de trombo.





Foto: Placas de gordura e formação do trombo dentro da artéria, são mais  frequentes nos diabéticos.




Hipogonadismo masculino:Baixos níveis do hormônio testosterona.

Cirurgias: A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata e do reto poderão resultar em problemas de impotência. O cirurgião para seguir os princípios oncológicos retira os nervos responsáveis pela vasodilação e entratada de sangue no pênis para a ereção.
Comentário: A cirurgia é para tratar o câncer de próstata ou retal e o cirurgião para seguir o principio oncológico do procedimento cirúrgico, acaba retirando os nervos responsáveis pela ereção.

Figura de anatomia: As cirurgias radicais para o tratamento dos canceres de próstata e retal podem lesar os nervos sacrais, linha amarela atrás do reto ) o que determinará a impotência. 




Traumas com lesão da medula espinhal.
Medicamentos: Uma ampla variedade de fármacos, incluindo os antidepressivos, antialérgicos e os medicamentos para tratar a   hipertensão arterial e a dor e o câncer de próstata podem causar a impotência por interferir nos impulsos nervosos ou no fluxo de sanguíneo para o pênis.

Álcool: Em pequenas doses poderá ser um estimulante do desejo sexual mas em alta quantidade começara a apresentar efeitos danosos a ereção.  O uso crônico de álcool, maconha ou outras drogas com frequência causa impotência e impulso sexual diminuído. O Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo recomenda que os homens de 65 anos ou menos não bebam mais de dois drinques por dia. Qualquer pessoa com mais de 65 anos deve beber não mais que um drinque por dia.

Ilustração: Em pequenas doses, ajudará como estimulo para o desejo.


Foto: Em excesso passará a ser prejudicial.




Tabagismo: A nicotina é a substancia que chega mais rápida ao cérebro e tem uma ação de diminuir o calibre dos vasos penianos pelo vasoespamo e por facilitar o acúmulo de depósitos de gordura na parede das artérias, determinando com o passar do tempo a arteriosclerose, na qual a artéria se tornará rígida com diminuição do fluxo de sangue para o pênis e serio risco de se instalar a impotência.


Foto: Esse é um grande inimigo do seu prazer sexual a curto e a longo prazo.





Comportamentais: O estresse, ansiedade  ou depressão, perdas, separação, dificuldade financeira,  liberam substancias que diminuem o afluxo de sangue para o pênis.
Orientação sexual:Conflitos de identidade sexual, preferência  e orientação sexual.

Colesterol elevado: O aumento do colesterol, decorrente de altas doses de gordura na alimentação também causará a aterosclerose com diminuição   da circulação sanguínea do pênis com serio risco de impotência.

Foto: Placas de gordura obstruindo a luz das artérias.




Priapismo: É uma ereção que dura mais tempo que o normal, sendo causada por outras razões que não seja o desejo sexual. Priapismo envolve o corpo cavernoso e é  resultado ou de uma entrada anormal de fluxo de sangue no pênis ou no caso mais comum pela diminuição ou perda de saída desse fluxo. Se uma ereção dura mais que quatro horas, há o risco de comprometimento do tecido, o que pode resultar em distúrbio sexual. Tanto o uso inadequado de medicamentos ( aplicações dentro dos corpos cavernosos, anti-hipertensivos, drogas do tipo cocaína) como patologias que levam a alterações hematológicas como anemia falciforme ou leucemia podem levar à ocorrência do Priapismo.
Importante: No priapismo há  necessidade urgente de se procurar um serviço de emergência para serem utilizadas condutas a fim de se interromper a ereção, através da drenagem dos corpos cavernosos.

- Sintomas da disfunção erétil:
Redução do tamanho e da rigidez peniana
Incapacidade de obter e manter a ereção
Redução dos pelos corporais
Atrofia ou ausência testicular
Pênis deformado
Doença vascular periférica
Neuropatia: Distúrbios  das funções do sistema nervoso.
Comentário: Somente o envelhecimento não se constitui numa causa de impotência pois estima-se que 70% dos pacientes na terceira idade tem vida sexual normal ou ativa.

- Diagnostico:
Avalição física global
Exames laboratoriais

- Exames específicos:
Teste de intumescimento peniano noturno.
Ecodoppler peniano:Mede o fluxo de sangue arterial e identifica eventuais obstruções nas artérias do pênis.
Doppler e color Doppler peniano: Mostra a hemodinâmica do pênis, após relaxamento da sua musculatura lisa induzida por agente vasoativo. Tem como objetivo distinguir a insuficiência arterial com outras causas do distúrbio da ereção.
TEFI: Teste de ereção Fármaco-induzida ( TEFI) Testes com prostaglandinas
Ultrassonografia Peniana:Permite verificar a morfologia do pênis e se o paciente apresenta Peyronie, ou placa de Peyronie.

- Tratamento:
Segundo dados da literatura, apenas 10% dos homens com idade entre 40 a 70 anos tem alguma forma de disfunção erétil, e apenas 30% procuram ajuda médica. É a doença mais comum do sexo masculino e a menos tratada do mundo.
O tratamento da impotência inclui, desde medicamentos e dispositivos mecânicos simples até cirurgia até aconselhamento psicológico. O tratamento a ser recomendado por seu médico dependerá da causa e da gravidade de sua condição e poderá incluir:

- Aconselhamento psicológico:
A terapia sexual envolve uma combinação de modalidades psicoterapêuticas que podem ser utilizadas na compreensão dos casos que apresentem fortes conteúdos psíquicos em sua causa. Existem várias abordagens teóricas e linhas psicoterapêuticas, tais como psicodrama, psicologia humanística, abordagem sistêmica, psicoterapia corporal e outras.  O objetivo da terapia sexual, é o de manter o desejo por uma vida sexual o mais satisfatória possível. Os  estímulos que geram os desejos sexuais nos homens e mulheres são diferentes e esses desejos  serão  mantidos também por motivações diferentes e portanto, valorizados por diferentes razões. Os homens costumam procurar por tratamento quando ocorre uma falha no seu desempenho sexual, por dificuldade na ereção e na ejaculação, enquanto as mulheres quando os sentimentos sexuais estão envolvidos, como a falta de interesse ou de prazer sexual. Os problemas ligados à  sexualidade são considerados casos de doença ao causarem sofrimento ao homem e tornam-se importantes a partir do momento que interferem diretamente na qualidade de vida dos pacientes.
O exato momento de indicar a melhor forma de terapia e tratamento para cada caso será uma tarefa muito difícil. Sem duvida, a forma de abordar ou tratar estes pacientes deverá ser integrada, reconhecendo-o como um ser biopsicossocial. Caberá ao terapeuta sexual ter experiência com diversas abordagens teóricas e técnicas para tratar os pacientes de forma integral em sua sexualidade, portanto abordagem do tratamento  proposto deverá atentar para o diagnostico, a motivação, o julgamento clinico do terapeuta  e as considerações praticas de ambos. Abordagens psicodinâmicas ou terapia cognitiva-comportamental, com  atendimentos individuais, de casal ou em grupo, fazem parte do repertório  técnico para o tratamento das disfunções sexuais. Se o estresse, a ansiedade ou a depressão é a causa de sua impotência, seu médico pode sugerir que você, ou você e a sua parceira, consulte um psicólogo ou psiquiatra com experiência no tratamento de problemas sexuais.

Comentário: Um componente afetivo, como a depressão, ansiedade, variação do humor, perdas, desilusões amorosas e relacionamentos mal sucedidos quase sempre fazem parte dos casos que apresentam disfunção erétil tratável por mudança em hábitos e comportamentos, psicoterapia com ou sem a ajuda de  medicamentos.


Foto: Dificuldade.




Mudanças de hábitos e comportamentos:
Mudanças de hábitos comportamentais para combater o sedentarismo, obesidade, tabagismo e o álcool que fazem parte da maioria dos pacientes com impotência e devem constar na pratica regular dos exercícios físicos, alimentação fracionada e balanceada e boas noites de sono.

Ilustração: Alimentação saudável.








Exercício físico: Estimula a produção de endorfinas e serotonina que são substancias responsáveis pelo bom humor além do relaxamento muscular que melhora o fluxo sanguíneo pélvico e perineal com melhora da ereção. Você poderá praticar os exercícios físicos focados ou localizados nos músculos perineais que melhoram o relaxamento destes músculos, facilitando a entrada de sangue nos corpos cavernosos do pênis e poderão ser indicados como forma de tratamento fisioterápico das disfunções eréteis.  

.
Foto: Os exercícios físicos liberam as beta-endorfinas, que vão te deixar com um tremendo bom humor e relaxado.




Exercícios propostos:
-     Kegel:
Arnold Kegel, foi um medico ginecologista alemão que por volta de 1950 criou uma série de exercícios vaginais com o objetivo de fortalecer a musculatura da pelves ou mais especificamente do assoalho pélvico como forma de prevenção da  incontinência urinaria. Assim observou que esses exercícios aumentavam o potencial erótico das sensações vaginal e peniana.  Na realidade os exercícios de Kegel constam de movimentos de repetição de contração e relaxamento dos músculos pélvico-perineais com o objetivo final de produzir relaxamento o que determinará um bem esta local e facilitará a entrada de sangue para região pélvica e peniana. Os bons resultados terapêuticos desta técnica tem uma relação direta com o grau de compreensão dos pacientes, como aprender a localizar os músculos certos a serem exercitados.
Tipos: Existem  quatro tipos de exercícios citados por Kegel, são todos movimentos de contrações rítmicas dos músculos do assoalho pélvico, principalmente o musculo puboretal e sem contrair os músculos abdominais.
- Contração simples.
-  Tremulação
-  Sucção
-  Expulsão
Indicações: Esta técnica poderá ser utilizada no tratamento da anorgasmia, baixo desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção erétil.

Figura de anatomia: Músculos puborretais relaxados pelo exercício de Kegel, que melhora o fluxo de sangue para os corpos cavernosos do pênis.





Boas noites de sono:Dormir bem é fundamental para a produção do hormônio testosterona, fundamental para manter o seu libido em alta. A testosterona é produzida na fase 4 ou profunda do sono, geralmente entre 2 e 7 horas da manhã e responsável pela famosa ereção matinal que os homens tem pela manhã.

Reposição hormonal após os 45 anos:
Testosterona: Responsável pelo impulso sexual em homens e mulheres.
Um pequeno numero de homens precisará da reposição hormonal como tratamento da impotência. Estima-se que 10 a 20% dos homens acima de 40 anos tem deficiência.
Diminuem a testosterona:
Envelhecimento
Obesidade
Triglicerídeos elevados
Sedentarismo
Insulina elevada


Reposição hormonal:
Deverá ser indicada diante dos sintomas de diminuição, associados a baixo níveis de testosterona no exame de sangue e poderá ser feita através de gel por via transdermica e intramuscular.
Sinais e sintomas:
Diminuição da alegria de viver
Fica triste e rabugento com frequência
Irritabilidade com mais facilidade
Diminuição da capacidade para atividades esportivas
Piora no desempenho profissional
Perdeu altura
Falta de energia
Diminuição da massa e forca muscular
Aumento da gordura abdominal
Resistencia a insulina: glicemia de 110
Diminuição do libido e pelos sexuais
Dificuldade em manter a ereção
Ereção menos vigorosa
Depressão
Insônia
Sudorese noturna
Aflição
Osteoporose
Elevação da fração do colesterol ruim: LDL.

Coração x Testosterona:
 Leia com atenção:
A ereção tem uma relação direta com uma boa função do musculo cardíaco. O local do corpo com maior numero de receptores de testosterona é o coração e logo se conclui que com a reposição deste hormônio o musculo cardíaco irá ter forca para bombear um volume de sangue suficiente para uma boa ereção, nos pacientes que apresentam uma diminuição da espessura e  força do músculo cardíaco revelados por exames específicos. Pacientes com níveis baixos de testosterona tem mais infarto.

Foto: coração forte com a reposição da testosteroana.






Impotência x risco coronariano:
Importante:
A impotência poderá ser um sintoma de alerta para a detecção precoce de uma doença coronariana obstrutiva grave. As artérias penianas são consideradas de baixo diâmetro quando comparadas as artérias coronárias do coração e por esta razão poderão ser obstruídas por placas de gordura antes das coronárias e aí que o medico poderá atuar de forma mas precoce, fazendo uma investigação cardiológica detalhada. As disfunções eréteis não são letais, mas um infarto por obstrução coronariana é uma das principais causas de morte dos brasileiros.

Medicamentos Orais:
Os medicamentos orais aumentam os efeitos de um neurotransmissor chamado de Óxido Nítrico, que funciona como um mensageiro químico que atua relaxando os músculos lisos do pênis, determinando um aumento no fluxo sanguíneo no órgão permitindo uma ereção em resposta ao estímulo sexual.  Embora esses medicamentos possam ajudar muitos homens, nem todos os homens podem ou devem toma-los para tratar a impotência, e não esqueça que esses medicamentos melhoram a qualidade da sua ereção, mas não o seu desempenho e funcionam bem com um bom estimulo sexual prévio.

Comentário: Esses medicamentos representam uma grande evolução para o tratamento da impotência para milhões de homens no mundo que poderão retomar as suas vidas sexuais, principalmente para os considerados idosos. Não tome esses medicamentos sem consultar um medico, principalmente se você ingerir medicamentos para hipertensão arterial. Esses medicamentos poderão apresentar um sinergismo com os medicamentos usados para a impotência que poderá implicar em um serio efeito colateral para o coração.

Efeitos colaterais:
Palpitações
Aumento da pressão arterial
Vermelhidão facial
Congestão nasal
Diminuição auditiva e visual

Modo de tomar: Geralmente os laboratórios orientam  para ingerir 1hora antes da relação e mantem o seu efeito entre 4 a 12 horas, o que varia com o medicamento usado.

Foto: Medicamentos para a impotência.




Tratamentos mecânico:
Autoinjeção:
São usados medicamentos, que poderão ser injetados com agulhas na base ou no lado do pênis ou colocados na uretra através de aplicadores adequados. Eles ajudam a relaxar o tecido muscular do pênis, aumentando o fluxo sanguíneo necessário para uma ereção.

Enrijecimento por sucção:
Eles envolvem o uso de uma bomba manual para criar um vácuo que puxa o sangue para o pênis. A fim de manter a ereção, é colocado um aro de tensão em torno da base do pênis.

Próteses:
As próteses penianas estão indicadas para pacientes com disfunção erétil de causa física ou orgânica e que já trataram com as outras formas de tratamento  acima descritas e não obtiveram sucesso. As próteses tiveram uma grande evolução na estética e função, de modo a devolver o aspecto estético e ereção o mais próximo possível do natural o que são super valorizados pelos homens e que devolvem a sua autoestima e uma vida sexual possibilitando relações sexuais com ejaculação e orgasmos normais. O preparo dos pacientes para colocação da prótese não deverá ser cercado por falsas promessas e expectativas, mas sim de um equilíbrio emocional adequado e com participação, quando permitida pelo paciente, da parceira.

Comentário: Com o advento de excelentes medicamentos para o combate da impotência, as próteses mecânicas deveram ficar restritas aos pacientes que não toleram as drogas por causa dos seus efeitos colaterais ou por medo de agulhas, ou para aqueles poucos que não reagem à medicação. Os medicamentos produzem uma ereção de aparência natural, e você sempre deverá recorrer a uma prótese em ultimo caso.  


Satisfação dos pacientes com as próteses:
Vários estudos compararam o grau de satisfação entre as próteses e as outras formas de tratamento aqui citadas. O grau de satisfação das próteses oscilou entre 85% a 93%.

Benefícios relatados:
Ejaculação e orgasmo normais.
Representa uma forma de tratamento mais prolongado.
Paciente tem ereção e relação quando desejar.
Redução de gastos com outras formas de tratamento.

Escolha da prótese:

Há quase 3.000 anos as astes de marfins eram usadas pelos chineses como um método auxiliar para a ereção peniana. Durante muito tempo as próteses caíram em declínio pelo aparecimento das drogas usadas pela via oral para o tratamento da impotência, porem à contestação de que as próteses representam a única opção de tratamento em caráter definitivo para a impotência de causa orgânica, voltaram a ser amplamente utilizadas. O índice de sucesso do implante peniano é bastante alto, atingindo 97% com as próteses infláveis  e 98% com as semi-flexiveis com a vantagem que o procedimento poderá ser feito sob anestesia local em regime ambulatorial o que torna o procedimento bem mais viável do ponto de vista dos custos. A infecção poderá ocorrer entre 3 a 10% dos casos e representa a complicação mais frequente e quando ocorre deverá ser retirada.    


Comentário:
O que os homens precisam entender de uma forma simples, é que as próteses penianas substituem uma ereção natural por uma artificial. Para isso existem diversos modelos de próteses no mercado, tubos de silicone, maleáveis, articuladas, infláveis e você deverá discutir com o medico qual o melhor modelo para o seu caso.

Foto: Próteses penianas.







Doença de Peyronie
Foi descrita por Peyronie, em 1873,
frequentemente a superfície dorsal do
como uma deformidade que atinge mais
corpo penianao, sendo caracterizada
histologicamente pela formação de uma
placa de fibrose ( tecido endurecido ) 
na túnica albugínea do pênis. Tem uma
incidência maior entre 50 a 70 anos de
idade. O sintoma principal referido é
a presença da placa de fibrose e alguns 
pacientes referem dor durante a relação e os
casos de curvatura muito acentuada, os
pacientes referiram dificuldade para a
penetração vaginal e mesmo dor intensa
da companheira. Nas fases iniciais a
ereção está preservada, mas com a
evolução da doença, os pacientes não
mais apresentam uma ereção plena.
O mecanismo exato de formação da
placa de fibrose ainda é desconhecido,
mas várias causas tem sido aventadas. O
mais aceito é a vasculite ( inflamação
dos vasos) decorrentes de
microtraumas de repetição, que
evoluem para endurecimento com
posterior calcificação  e instalação da
placa de fibrose.  O diagnostico, é clinico
e feito geralmente pela palpação da
placa. A ultra-sonografia poderá mostrar a placa.
Para escolher a modalidade de
tratamento será fundamental saber se
os pacientes apresentam ou não,
ereções espontâneas de boa qualidade.
Varias modalidades de tratamento
clinico, como a administração de
vitamina E, corticoide e bloqueadores
dos canais de cálcio tem sido aventadas,
porém os estudos não são
encorajadores. Para o tratamento
cirúrgico, existem varias técnicas que
em comum apresentam a necessidade
da retirada da placa de fibrose com a
túnica albugínea acometida associada
ou não a colocação de uma prótese. O
cirurgião irá estudar o seu caso, e
indicar a técnica de melhor resultado
seu caso.  
estético e funcional para a solução do

Comentário: essa doença gera um
grande sofrimento e passa a ser um
verdadeiro tormento físico e
emocional, de modo que os
pacientes ficam felizes quando o
tratamento proposta funciona para
o seu caso, sendo um resultado
gratificante para o cirurgião. 


Ilustração: Túnica albuginea, onde se instala a placa de fibrose no corpo do pênis.


Ilustração: Traumatismos de repetição, poderam determianar de inicio um edema local, para posteriormente se formar a área de fibrose.




Ilustração: Pênis ereto e curvado pela instalação da placa de fibrose.




Foto: Clinica equipada para os procedimentos.