Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.
Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.
Envie suas dúvidas e perguntas para:paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 10 de agosto de 2014

Plicoma: Duvidas dos internautas, 2013.

Pelinha ou plicoma anal, dúvidas enviadas pelos internautas para o proctologista, Dr. Paulo Branco em 2013.

Atlas de Plicomas ou pelinhas:


Cirurgia: Laser







Dúvidas: Nos envie a sua.
whatsApp:995204135 / 987164052

Clinicas:

- Proctologista no bairro da Lapa, São Paulo.
Fones:
Fixo: 11 – 36728943.
Móvel: 11-986663281


Mônica






- Proctologista no Bairro da Vila Nova Conceição, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11-38467973
Móvel: 11 - 9912-2513

Fatima





- Proctologista no centro de São Paulo, na Praça da Republica:
Fones:
Fixo: 11 - 3331-7016
Móvel: 11 - 991225-13

Renata




Dúvidas sobre Pelinha ou plicoma perianal?
Comentário: Dr. Paulo Branco
Essa pelinha ou plicoma, é diagnosticada como uma hemorroida externa crônica, porque abaixo dela há um vaso, que justifica o aumento de volume ou estufamento da pelinha, referido pelos pacientes em algum momento da sua evolução. Essa pelinha, descrita pela maioria dos médicos como inerte do ponto de vista orgânico, e assim conceituada pela quase totalidade dos livros e artigos de medicina, certamente não é do ponto de vista psicológico para muitos pacientes. Lembrar que muitos pacientes referem uma dermatite ou coceira determinada possivelmente pelo deposito de resíduos fecais nas dobrinhas da pele, o que dificulta a higiene local, e já tive pacientes que com uma verdadeira neura de limpeza nestes locais, o que só contribui para a irritação local.   

1-Dr. Paulo boa tarde, tirando duvidas na internet sobre o plicoma achei o seu site, moro em vitória e tenho um plicoma ou pelinha que é motivo de muita vergonha minha para com meu marido....vi que existe uma intervenção a laser e é coisa feita até em consultório  mesmo....pena que moro em vitória se não consultaria com o sr. O senhor sabe se existe alguém que seja bom profissional e faça a técnica com o laser para retirada do plicoma?
Resposta: A retirada desta pelinha com o laser seguramente é a cirurgia que eu mais realizo, sob anestesia local. Essa pelinha ou plicoma é diagnosticada como uma hemorroida externa crônica que dificulta a higiene local, determinando uma dermatite ( coceira). As mulheres realmente se sentem incomodadas com a estética gerada pela pele, que em muitos casos chega a cobrir parcial ou totalmente a abertura anal.


2-Bom dia doutor, estou preocupada com uma situação e gostaria da sua opinião. Bom estou com uma amiga que percebeu ainda esses dias que esta com uma pele para fora do ânus, não dói, não sangra e poucas por pouco tempo ela sente uma coceira, mas dizendo ela por pouco tempo. Ela está bastante preocupada, teria alguma idéia do que seria? Desde já agradecemos pela atenção e aguardamos pela  sua resposta.
Resposta: É que essa pelinha, fica enrugada e formando pequenas preguinhas, e facilitando a permanência de fezes no seu interior que causa uma irritação e coceira local.  Você poderá fazer uma higiene rigorosa diariamente ou retirar a pelinha, que será a forma definitiva de tratamento.

3- Estou com sintomas de plicoma, pelas imagens e sintomas que vi em seu blog, acredito que tem muita semelhança, para essa cirurgia a laser gostaria de saber o valor, formas de pagamento, endereço, sou de São José dos Campos mas gostaria de passar por uma consulta na sua clinica?
Resposta: Valores somente após a consulta. Não conheço na sua cidade um  colega que realize este tipo de cirurgia.
                             
4-Grampeador x Pelinha: Realizei a cirurgia de hemorroida por grampeador e ficaram algumas peles fora que me incomodam muito, principalmente quando vou fazer a higiene, é possível retira-las com o laser?
Resposta: A cirurgia com o grampeador não trata essas pelhinhas, tenho pacientes que realizaram este tipo de cirurgia e depois me procuraram para retirar as pelhinhas com o laser, sob anestesia local.

                                                             Caso:
Grampeador não resolve essas peles:




5-   Boa tarde! Desejo saber como  posso agendar com o Dr. Paulo  a cirurgia para a retirada de dois plicomas?
Resposta: Você poderá marcar a consulta para que eu confirme a sua impressão diagnostica, retire a pelinha com o laser.

6- Olá Dr. Td bem? Gostaria de saber se, o senhor realiza cirurgia de retirada de plicoma em sua clinica, se o procedimento é dentro do centro cirúrgico, no ambulatório ou no próprio consultório. Preciso fazer a retirada de um plicoma e tenho algumas dúvidas?
Resposta: A retirada do plicoma exige um cuidado de sua demarcação prévia para evitar a sua retirada incompleta  a seguir. sob anestesia local e  a alta sera demarcacao nestesia local.amenro.as fezes ficalgna. do sadio, isento de pelos prox Dessa forma, gostaria de tirar algumas dúvidas:
-     Qual o horário de atendimento da clinica?
 Horário: Das 12hs as 17hs.
-     Há necessidade de internação ou poderia voltar no mesmo dia para casa?
Não há, o procedimento é realizado sob anestesia local e  a alta será a seguir.
-     Qual o tempo de recuperação?
Geralmente você levará uma vida normal,  e tomará antitinflamatorio
 por 7 dias.
- Corro risco de incontinência anal?
Não, porque  o plicoma é superficial e formado por pele e vaso, e não há musculo.
Desde já agradeço o apoio.

7- Olá! Monica sou de Goiânia e gostaria de marcar uma consulta com o Dr. Paulo, preciso saber se vocês atendem pela Unimed?  Estou tratando com um medico daqui e não estou tendo resultado. Meu caso penso que é fissura/plicoma.

Resposta: Não faço cirurgia por plano de saúde. Precisaria examina-lo, para um diagnostico. Se fissura ou plicoma, eu trato com o laser, e sob anestesia local. Você poderá ter a fissura e uma pelinha delineando a ferida que chamamos de plicoma sentinela e caracteriza ou define uma fissura anal como crônica, que será de tratamento cirúrgico. 


Fissura anal + pelinha.




8- Tenho plicomas desde minha gravidez, meu bebe já tem 7 meses e desde então só fui uma vez ao procto e ele me receitou um tratamento sem ao menos visualizar meu caso.... fiz o tratamento durante um mês com uma pomada de manipulação e um pozinho a base de fibras, o que não melhorou. Os plicomas me incomodam terrivelmente e preciso retira-los. Doutor as pomadas poderão reduzir os plicomas?
Resposta? Os plicomas são definidos atualmente como hemorroidas externas crônicas, por apresentarem um vaso abaixo da pele, e somente a cirurgia cura.  A retirada deverá ser do plicoma ou pelinha  e o vaso, para que não haja risco de retorno da pele. Um outro aspecto da cirurgia, é que eu sempre demarco os limites da pelinha antes de infiltrar o anestésico local, pelo risco de deformidade destes limites e o risco de ficar pelinha ou plicoma residual.







9- Falei com o doutor uma vez mas já faz tempo. É que tenho um plicoma. Minha ginecologista me disse que não é hemorroida. Fui então a uma  proctologista e ela queria marcar logo a cirurgia de hemorroida, o que acho que não é o caso, porque é uma pele externa. Estou para ir a SP, e gostaria de saber se o senhor poderia me atender e se possível realizar o procedimento de retirada desse plicoma que tanto incomoda.
Resposta: Seguramente, e a retirada do plicoma, que é uma hemorroida  externa crônica, seguramente é uma das cirurgias que eu mais realizo com o laser. O que deve entender é que essa pelinha deverá ser retirada com o vaso que está sob ela.

10- Dr. Paulo após minha gravidez fiquei com duas pelinhas no ânus, que me incomodam muito em termos de higiene. Tenho uma amiga que fez a cirurgia tradicional e ficou 2 meses sofrendo, e a parte estética não ficou boa. Gostaria muito de fazer esta cirurgia a laser. Como é a recuperação?
Resposta: Eu sempre escrevo que a demarcação da pele que forma o plicoma, será fundamental para evitar a sua retirada parcial e insucesso do tratamento. A recuperação geralmente é boa, desde que você siga todas as orientações comportamentais e nutricionais descritas em um guia, escrito por mim para o pós-operatório.


Guia pós-operatório: Dr. Paulo Branco



















8 comentários:

  1. gostaria de saber se a cirurgia de plicoma e simples e a recuperação e rapida, vou ter que fazer mas estou com um pouco de receio , medo!

    ResponderExcluir
  2. Fiz cirurgia de hemorróidas e ficou um plicoma gigante. Como e o pós operatório dessa cirurgia feita em consultório? E como a de hemorróidas?

    ResponderExcluir
  3. Fiz cirurgia de hemorróidas e ficou um plicoma gigante. Como e o pós operatório dessa cirurgia feita em consultório? E como a de hemorróidas?

    ResponderExcluir
  4. Do meu primeiro filho quando tive ele percebi que tenho esse plicoma anal não doi so é uma pele morta todo ela estico é não sinto nada mais incômoda tenho vergonha na hora do sexo com meu marido já tirei dois sinais de carne no rosto bem grande no laser gostaria de saber se posso tirar ele no laser tbm so que a anestesia não é injeção é uma pomada que ela usa o que o senhor acha

    ResponderExcluir
  5. Porque sou serrada de osso não tive passagem do meu primeiro filho aí botei tanta força pra ele nascer é não tive passagem aí surgiu essa plicoma anal

    ResponderExcluir
  6. É normal ter plicomas e fissuras com um pouco de escorrimento? E agora comecei a ter inguas na virilhas.

    ResponderExcluir