Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.
Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.
Envie suas dúvidas e perguntas para:paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Proctologista indica a cirurgia adequada para hemorroida, fissura, fístula, cisto pilonidal e verrugas de hpv.

Proctologista indica a cirurgia adequada para hemorroida, fissura, fistula, cisto pilonidal, com fotos,videos e comentários.
Proctologista: Dr Paulo Branco
WhatsApp. 11-99520-4135/ 987164052.
e-mail. paulobranco@terra.com.br




- Vila Nova Conceição:
Fones: 
Fixo: 11-3846-7973.
Móvel: 78317380.

Fatima:


- Centro da cidade - Praça da Republica:
Fones: 
Fixo: 11-33334848.
Celular/whatsApp: 98415-2089.

Renata:


- Lapa: 
Rua Clelia, 397. Próximo ao Shopping Bourbon. 
Fones: 
Fixo: 11 - 26287569.
Celular/whatsApp: 11-986663281.




 Qual a razão de adiar a cirurgia: Medo da dor pós-operatória:
Na minha experiência o principal medo que levou os meus pacientes a retardarem qualquer forma de tratamento das doenças proctologicas, hemorróidas, fissura anal, cisto pilonidal foi a fama da dor na recuperação das cirurgias. É importante que os pacientes entendam que esse medo só beneficia as doenças proctologicas que poderão ser tratadas na fase inicial da evolução por procedimentos pouco agressivos. 



Do que dependerá o bom resultado da cirurgia: 
1- Diagnostico correto.
2- Local equipado par a cirurgia.
3- Tecnologia adequada.
4- Experiencia do proctologista com a técnica.
5- Bom acompanhamento no pós-operatório.  

Comentário: Dr Paulo Branco.
Ao longo dos anos realizando as cirurgias proctologicas com o laser, THD, ligadura elástica com Doppler e verrugas de HPV, aprendi que há uma relação direta do bom resultado obtido com um diagnostico correto, experiência do proctologista, recurso técnico e de tecnologia, e  simplicidade do procedimento cirúrgico escolhido como forma de tratamento.  


Doenças proctologicas tratadas na minha clinica:

1- Patologia: HPV.
- HPV Anal: Pomadas ou cirurgia?
Pomadas:
No meu dia a dia no consultório pude atestar, comprovar e entender o quanto os gays e praticantes do sexo anal passivo valorizam em muito a função e a estética anal e os heterossexuais não toleram os efeitos colaterais e o tempo de tratamento com as pomadas, razão pela qual eu não prescrevo as pomadas como forma de tratamento único para pacientes com  múltiplas verrugas e com verrugas dentro do canal anal e reto. Outra experiência muito desagradável que vive foi o grande numero de pacientes que vem a minha clinica com verrugas dentro do reto tratados com pomadas que na minha opinião são difíceis de serem destruídas, leia a estatística abaixo. Se você ler a orientação sobre a forma de usar essas pomadas verá que as mesmas deverão ser usadas de preferencia para as verrugas externas, em numero menores. Recebo estes pacientes e imediatamente realizo uma endoscopia da parte interna do canal anal para detectar e comprovar o insucesso das pomadas para as verrugas intraretais. Acredito que as pomadas poderão ter bom resultado no tratamento das verrugas isoladas e presentes na pele fora do ânus ou associada a cirurgia.   


                         Pomadas: Não indico para tratar as verrugas, indico para diminuir a carga viral local após exame microscópico local da carga viral. 

Resultado das pomadas:
Estudos recentes em pacientes tratadas com pomadas concluíram uma taxa de erradicação das verrugas de HPV de 50% e uma recorrência de até 91%.

Verrugas recidivadas com pomadas:
Verrugas de HPV, após pomada:

Verruga dentro do reto:

Cirurgia: Laser com auxilio do microscópio de alta resolução.
As verrugas representam o sintoma do vírus HPV que esta escondido na camada profunda da pele na sua forma assintomática. Eu retiro essas verrugas da pele perianal e mucosa retal com o laser sob anestesia local. Oriento um estilo de vida saudável, evitando ao máximo o estresse que diminui a resistência do organismo contra o vírus  e prescrevo medicamentos que melhoram  a sua resistência contra o vírus e a vacina para diminuir a replicação viral o que diminui a recidiva da doença. A cirurgia tem um resultado imediato para a retirada das verrugas dentro e fora do reto enquanto as pomadas são usadas de uma a duas vezes por dia durante três a quatro dias consecutivos por semanas o que poderá representar muito tempo para alguns pacientes que estão com o seu psicológico muito comprometido.  



Analise microscopica:
Laser: Tratamento das verrugas.


                                  Dr Paulo Branco: HPV no reto.
Muitos pacientes orientados pelos seus médicos chegam a minha clinica para retirar as verrugas perianais e retais com o laser e referindo terem realizado o tratamento com pomadas por muito tempo e as verrugas não desapareceram. A analise clinica do local geralmente revela uma pele machucada, endurecida  e com as verrugas perianais. Acho que para as verrugas múltiplas e dentro do reto, a retirada cirúrgica é a melhor opção pois o tratamento com as pomadas acaba sendo muito dispendioso, demanda muito tempo e deixa as verrugas dentro do reto. 

                           Video: Verrugas dentro do reto.


A Boa noticia: Anuscopia de Alta resolução.
As mulheres são bem informadas pela mídia e médicos de como diagnosticar, tratar e acompanhar o HPV do colo uterino o que não ocorre com o HPV anal para o qual os pacientes estão totalmente desinformados sendo submetidos tão somente a retirada das verrugas anais e a sentença do tempo de espera pelo seu reaparecimento. Os nossos pacientes realizam a endoscopia, anuscopia de Alta resolução para detectar o vírus dentro da pele na fase latente ou assintomática e tentar o tratamento nesta fase da doença antes de virar uma verruga que representa a fase clinica da doença.



Associação: Quando poderá ser benéfica?
Cirurgia x pomadas x medicamentos orais x vacina.
Apos a cicatrização dos locais de retirada das verrugas de HPV com o laser, tenho indicado pomadas de acordo com o resultado da carga viral local detectada pela realização na minha clinica da anuscopia de alta resolução que se elevada indicará o uso de pomadas que darão aos seus anticorpos a chamada memoria imunológica, é como ensinar os seus anticorpos a reconhecer os vírus e destruí-los.

Atenção: Dr Paulo Branco.
So realizo a anuscopia de alta resolução e pomada após a cicatrização completa dos locais de retirada das verrugas de HPV.

- Pomadas:
Pomadas que tenho associado a cirurgia com o laser:
Cuidado: Pelos efeitos colaterais só use essas pomadas como complemento da cirurgia e sob orientaçãode um medico que tenha experiênciano tratamento do HPV e que de preferencia realize o exame microscópico local para detectar a carga viral local. 

Indico pomadas que estimulam o sistema imunológico contra o vírus:  

Pomada: Diminuir a carga viral local.
Ação das pomadas:
Inibem a replicação ou multiplicação das células epidérmicas e desta maneira impedem a proliferação dos vírus que estão dentro destas células e assim protegendo as células não infectadas;
 - Ação imunoestimulante por estimular os seus anticorpos a destruir os vírus;
- Estimula o seu sistema imunológico por aumentar a produção do interferon;
- Estimula a produção de citocinas ( interleucinas, alfa 1 interferon e fator de necrose tumoral) que inibem a replicação viral diminuindo e com isso a carga viral;
- Estimula os anticorpos ou linfócitos TCD4/TCD8 e com isso ativa a sua resposta imunológica mediada por células e determina a migração destes anticorpos ativados até o local onde estão as células que contem os vírus, destruindo estas células, ,e o que se chama de MEMORIA IMUNOLOGICA.

- Vacina: 
Esta liberada e tem a finalidade de diminuir a replicação viral. E importante você saber que a vacina não trata as verrugas do HPV. resultado geralmente é bom e os pacientes retornam mensalmente para um controle. Entenda que eu tenho prescrito as pomadas, após a retirada das verrugas a laser. 


Vacina contra o HPV:Quadrivalente.

Cirugia a laser: Retirar as verruga.


2- Hemorroidas: 

Quais são os principios que sigo para o tratamento?

1- Tratamento clinico:
Inúmeros tratamentos clínicos são empregados e o proctologista deverá escolher o melhor para o seu caso. O tratamento clinico geralmente estará indicado para os pacientes com sintomatologia discreta com grandes períodos de acalmia ou assintomáticos. 



Dieta: Fibras.

Ingestão: Baixa.

Fezes endurecidas:










2- Tratamento cirúrgico: 
Os princípios básicos para o tratamento cirúrgico das hemorroidas são:
- Que a hemorroida seja sintomática;
Retirada dos mamilos, hemorroidas ou vasos exuberantes;
- Retirada dos plicomas ou pele que formam as saliências fora da abertura anal. Essa pele incomoda profundamente muitos pacientes que algumas vezes eu tive de retiralas com o laser; 
- Técnicas cirúrgicas refinadas: Para hemorroidas muito avançadas o bom resultado tem uma relação direta com a associação de técnicas cirúrgicas para que as complicações ( Dor, sangramento, estreitamento e incontinência) sejam evitadas.   
Comentário: Apesar de existirem varias formas e modalidades de tratamento para as hemorroidas  a cirurgia é o único capaz de promover a erradicação de forma permanente de todo o tecido hemorroidário para as hemorróidas avançadas. 

Qual a melhor técnica para o seu caso?

- Ligadura elástica: Usa anéis de borracha, que indico para hemorróidas sintomáticas de grau 2 e 3. 



Anéis elásticos: Tenho usado 2 anéis.

Anel elástico:

Anel elastico guiado por doppler: 

Após queda do anel:

- Laser
Indicações:  
hemorróidas: 
- Internas, sintomáticas, de grau III e IV.
- Externas: Plicomas ou pelinhos. 
- Trombosadas. 

Plicoma ou pelinha:
Trombose hemorroidária:

Hemorroida: Grau IV:

Hemorroida: Laser.

Video: Hemorroida com laser.

Proctologista: Dr Paulo Branco.




THD: 
- Indicação: Indico para as hemorróidas de grau III.
- No que o THD se fundamenta d: Teoria do hiperfluxo.
A hemorroida resulta de uma fístula ou comunicação entre a artéria e veia, de modo que através de um dopller colocado no reto, detecto o batimento dessa artéria e ligo com fio adequado. Faço o procedimento com anestesia local e sedação, sem internação. 


Comunicação Arteria e veia:


Ligadura da Artéria:





Video: THD.

PPH: Usa grampos
Não indico, por achar muito agressivo.
Grampeador:


3- Fistulas:
Indicação: A retirada da fistula perianal, chamada de fistulectomiadeterminará cura da doença. 


Fase aguda: Abscesso perianal.
Fístula perianal: Trajeto identificado.
Fase cronica: Trajeto identificado.








Tratamento; Retirada com laser. 

                             Video de fístula: Dr Paulo Branco.
                          

4- Fissura Anal:

Conceito: Ferida, geralmente unica e localizada na comissura posterior da abertura anal, que causa dor intensa e sangramento.
Ulcera: Dor intensa, com sangramento vermelho.

Causa: Pressão elevada do músculo formador do esfíncter anal interno. 




Principio dos tratamentos para a fissura anal: 
Diminuir a pressão do músculo esfíncter anal, para chegar O2 e a fissura anal cicatrizar. 






Classificação da fissura anal: 

Fissura anal aguda
Tratamento clinico: 
- Alimentação com 30% de fibras:



- Liquido: 2 l/dia.



Pomada de manipulação: Substancia que diminui a pressão do músculo esfíncter interno.



Fissura anal crônica: 
- Tratamento cirúrgico.
- Achados: 
> de 3 meses de sintomas.
Plicoma sentinela.
Papila hipertrofica.

Fissura crônica: Plicoma sentinela.

Fissura crônica: Papila hipertrofica.
Fissura anal crônica:








Video: Fissura anal.
Dr Paulo Branco. 


                          

5- Cisto Pilonidal: 
Técnica Aberta ou fechada?
Cirurgia fechada: Sempre faço a técnica fechada há 15 anos, retiro o cisto com o laser, sob anestesia local e não precisará permanecer internado. 

Cisto pilonidal:Causa.

Adicionar legenda

Cisto Pilonidal: pelos.




Cisto pilonidal: Tecnica fechada.
























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário