Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.
Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.
Envie suas dúvidas e perguntas para:paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fístula anal: prótese ou laser?


Cirurgias proctologicas:
Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Dúvidas: 
e.mai. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135
Central: 986663281



Clinicas:
Lapa: 
Mônica: 11- 36728943 / 986663281.
Mônica
Vila N. Conceição: 
Fatima: 11 – 38467973 / 78317380 



Foto: Clinica de proctologia a laser.




- Tema:
Prótese para o tratamento da fístula perianal.

- Objetivo:
Analisar o relato de caso, descritos por pacientes que foram tratados da fístula anal pela colocação de prótese.

Fístula anal:
O que é?
A fistula começa pela infecção, causada geralmente por bactérias das fezes, de uma glândula dentro do reto com posterior formação de um abscesso que drenará Na Pele da nádega. Após a drenagem ficará um trajeto e dois orifios que no conjunto seram chamados de fístula perianal.

Figuras: Mecanismo de formação do abscesso e fístula.




Abscesso

Fistulas: 2  orifícios e1 trajeto.


Relato do Caso:
Aproximadamente há 12 meses fui diagnosticado com fístula perianal. O medico optou por passar uma pequena protese Na fistula. No momento continua drenando secreção de cor amarelada no local, tenho dor as evacuações e a ponta da protese me machuca a pele. A orientação tem sido fazer o curative local e esperar a cicatrização da fistula.

Tratamento descrito:
 Foi colocada uma protese no canal ou trajeto da fistula, com os objectivos de cicatrizar este trajeto e de evitar possivel lesão do músculo esfíncter anal, durante a cirurgia convencional. A protese geralmente é introduzida pelo orificio interno e sairá guiada no orificio externo. O orificio interno sera excluido por ligadura. Será solicitado aos paciente que esperem até um ano para o seu fechamento.

Foto: Protese.




Conduta:
Eu acompanhei e operei vários casos que foram tratados com a protese, e chegaram na minha clinica atras de uma solução definitive, pois estavam profundamento incomodados com a permanencia ou manutencao dos sintomas, que permaneciam após a colocação da protese.  Eu realizei a retirada da protese e da fistula com o laser sob anestesia local e sedação. Os pacientes tiveram alta a seguir e receberam um guia com todas as orientacoes pós-operatória. Ao exame local, a protese estava instavel, com mobilidade dentro do trajeto fistuloso e com drenagem de secrecao pelos dois orificios da fistula.

Foto: Delicadamente retirei a prótese, que estava com infecção e  a pele apresentava irritação e ferimentos pelo contato com a ponta da prótese e a seguir identifiquei o trajeto da fístula com um guia metálico.

Guia metálico: Auxiliar do laser 

Foto: Identifiquei a fístula na sua totalidade.
Guia: Identificação de toda a fístula

Foto: Retirei com o laser.



Foto: Os pacientes recebem um guia com todos os cuidados comportamentais e nutricionais para o pós-operatorio.




Conclusão:
Pode ser que no future surjam proteses ou fios guia que apresentem resultados promissores e satisfatórios no tratamento das fistulas anais. Essa doença é uma infecção, e a cirurgia para o seu tratamento é classificada como contaminada, porque tem contato com as fezes. Esses principios da cirurgia, são aplicados também para as cirurgias proctologicas o que me fez desistir do uso das próteses como forma de tratamento para as fistulas anais. Outro fator que não concordo, é com o tempo de espera para ocorrer a cicatrização, de até 1 ano. Eu faço a retirada com o laser sob anestesia local e sedação. É um procedimento de no máximo 30', que resolve em definitivo o problema da fístula.


Clínica: Equipada para os procedimentos proctologicos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário